Laércio visita prefeita Gerana Costa e conhece agricultura familiar de Riachão do Dantas

Laércio visita prefeita Gerana Costa e conhece agricultura familiar de Riachão do Dantas

O deputado federal Laércio Oliveira passou o domingo, dia 23, no município de Riachão do Dantas. Ele foi conhecer a agricultura familiar na região e ao lado da prefeita Gerana Costa, visitou o Hospital e Maternidade dona Caçula e a Unidade Básica de Saúde Otaviano Vieira de Souza, que foram reformados recentemente.

Pela manhã o deputado, delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Haroldo Araújo, o secretário municipal de Agricultura, Doriedis Viana, foram conhecer uma parte agricultura familiar na região com as diversas plantações, especialmente as de abacaxi. O município é o maior produtor de abacaxi do estado. Os agricultores tem muito zelo com a plantação de várias espécies do abacaxi que é comercializado em vários municípios em diversas feiras.

“Os agricultores sabem que seu produto é o melhor de Sergipe e é bastante comercializado. Fiquei impressionado com as espécies plantadas e a qualidade dos produtos. Stefanio, um dos agricultores, nos levou em sua área de plantação e fez questão de tirar o abacaxi da roça e nos deu para degustar na hora. Ele é saboroso e tem de todos os tamanhos, sendo os menores os mais doces. Ele também planta macaxeira e vende para as casas de que fazem farinha em outros municípios, a exemplo de Campo do Brito. A agricultura familiar é muito importante em todos os município ”, detalhou Laércio.

Segundo os dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Sergipe a agricultura familiar ocupa mais de 80% da mão de obra no meio rural. Os agricultores familiares sergipanos são responsáveis pelo cultivo de mais de 70% da produção do milho, por exemplo. Além de gerar emprego, este setor garante o sustento de mais de 225 mil pessoas.

Logo depois de conhecer parte da agricultura familiar o deputado foi almoçar com a prefeita Gerena Costam seu esposo Laelson Meneses, o vice-prefeito Luciano Gois e sua esposa, Mariana Meneses. Em seguida Gerana convidou todos para conhecer Hospital e Maternidade dona Caçula e a Unidade Básica de Saúde Otaviano Vieira de Souza, que foram reformados recentemente por essa gestão.

“Gerana está de parabéns pelo trabalho quem vem realizando em Riachão do Dantas. Em 6 meses já é visível as mudanças, não só na área de saúde como na educação e em outras áreas. A parte de humanização que ela implantou no Hospital e Maternidade já deixa o local mais agradável e menos sofrido para os que precisam dos atendimentos. Não deixa faltar remédios e na Unidade de Saúde as pessoas são consultadas e já saem com seus medicamentos. Meu mandato está à disposição da prefeita para ajudar no desenvolvimento de Riachão”, enfatizou Laércio.

 


Holler Box